RESULTADO - 39.º CONCURSO LITERÁRIO YOSHIO TAKEMOTO
Orgulhosamente anunciamos o resultado da 39.ª edição do Prêmio Yoshio Takemoto, que neste ano teve como tema: Cerejeiras e Ipês. O tema foi escolhido em alusão à comemoração dos 130 anos do Tratado de Amizade Brasil/Japão, a ser celebrado neste ano.
Recebemos 798 inscrições nas quatro categorias, com 1830 textos, sendo 1290 haicais (258 conjuntos de 5), 309 poemas, 137 contos e 94 crônicas. Agradecemos e parabenizamos a todos os participantes, bem como aos membros do júri, da diretoria e da organização.
A cerimônia de premiação será realizada no dia 01 de junho de 2025 (domingo) na cidade de São Paulo/SP, às 14h no auditório da Associação Shizuoka Kenjin do Brasil (Rua Vergueiro, 193 – Liberdade – próximo à estação do Metrô São Joaquim). Agradecemos ao Sr. Kenji Takemoto, filho do saudoso Yoshio Takemoto, pelo patrocínio para a realização do evento presencial, bem como aos membros da diretoria e associados(as). Agradecemos também à Fundação Kunito Miyasaka pelo constante apoio às nossas atividades e à Associação Shizuoka Kenjin do Brasil, bem como a todos os associados.
Cada selecionado(a) receberá um exemplar da revista impressa na qual consta o seu trabalho (em endereço no Brasil), conforme cronograma de publicação descrito na lista, bem como o respectivo diploma. Os vencedores do primeiro ao terceiro lugares receberão a premiação em depósito bancário logo após a data da cerimônia. Os primeiros lugares de cada categoria também receberão uma anuidade de nossa associação, que garante as três edições da revista deste ano, bem como a participação em nossa antologia. A continuidade como membro é opcional, sendo que a associação é aberta a todos os interessados em literatura e cultura, sobretudo japonesa e nipo-brasileira. Havendo interesse em se associar, por favor, entre em contato pelo e-mail nikkeisecretaria@gmail.com ou cliquem AQUI, será um honra recebê-lo(a) em nossos quadros.
Todas as obras foram avaliadas sob pseudônimo, de forma voluntária, pelos(as) qualificados(as) jurados(as), a quem agradecemos novamente pelo empenho e generosidade.
RESULTADO:
CATEGORIA HAICAI
Seleção de Edson Iura
Edson Iura, natural de São Paulo, é profissional de informática. Há três décadas tem no haicai um de seus principais interesses. É editor do Caqui (www.kakinet.com), primeiro sítio brasileiro da internet dedicado ao haicai, administra o fórum eletrônico Haikai-L e seleciona haicais para publicação no Jornal Brasil Nikkei. Pertence à Comissão de Atividades Literárias da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo) e foi membro do Grêmio Haicai Ipê. Escreveu Cesto de Caquis (Telucazu Edições, 2021), obra vencedora do Prêmio Biblioteca Nacional na categoria Ensaio Literário e menção honrosa no Prêmio Paulo Freire, da União Brasileira de Escritores – RJ e O Mendigo Sonha: Haicais (Telucazu Edições, 2022). Organizador e tradutor da Antologia de Haicais Clássicos (Telucazu Edições, 2024).
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 78 (MARÇO DE 2025)
1.º lugar
Alvaro Posselt – Curitiba, PR
2.º lugar
Carlos Martins – São Paulo, SP
3.º lugar
Alexander Pasqual – Araraquara, SP
Menções honrosas (sem ordem de classificação)
Matsuki Pichorim – São José dos Pinhais, PR
Taís Curi – Santos, SP
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 79 (JULHO DE 2025)
Menções honrosas
Carlos Viegas – Brasília, DF
Luiza Fillus – Irati, PR
Marco Aurélio Goulart dos Santos – Itapecuru Mirim/MA
Jaira Presa – Santos/SP
Cris Chinen – Santos/SP
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 80 (NOVEMBRO DE 2025)
Menções honrosas
Mônica Silva de Sá Monnerat – Santos/SP
Marcos Antonio Campos – Natal/RN
Marilia Tresca Silva Telles de Mello – São Paulo/SP
Eunice Tomé – Santos/SP
Carlos Alberto Bittar Filho – São Paulo/SP
CATEGORIA POESIA
Seleção de Lilly Araújo e Marília Kubota
Lilly Araújo
É autora de cinco livros, sendo dois em coautoria. Formada pela Universidade Estadual de Goiás, é poeta, artista plástica, ilustradora e editora. Integrante da União Literária Anapolina, da Nikkei Bungaku e da ASES - Bragança Paulista. Como designer desenvolveu dezenas de capas de livros, e ilustrou outros tantos, sendo alguns premiados. Em 2020 fundou a Alcaçuz Editora, para escritoras. Recebeu vários prêmios literários, incluindo os troféus do 55.º, 56.º, 57.º e 59.º FEMUP, todos na modalidade poesia, e do 24.º Prêmio SESI Arte e Criatividade. Selecionado pelo edital 24/2022 do ProAC-SP, “A Carne Perpétua”, lançado em coautoria com Viviane Ferreira Santiago, é o seu mais recente livro de poemas.
Marilia Kubota é brasileira de ascendência japonesa. Trabalhou como jornalista na área de tecnologia da informação e imprensa nikkei durante 30 anos. Depois decidiu se dedicar à literatura. Já havia publicado poemas e contos em jornais, revistas e sites literários antes de publicar seu primeiro livro, em 2010. Seus livros refletem seu interesse em questões sobre dupla identidade cultural, diáspora, ancestralidade, feminismo e formas poéticas tradicionais, como o haicai e formas experimentais, como escrita automática. Publicou dois livros de crônicas e três de poesia, sendo curadora de três coletâneas de poesia. Tem poemas e contos publicados em coletâneas e revistas no Brasil, Argentina, Portugal, França, Cuba e México.
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 78 (MARÇO DE 2025)
1.º lugar – Caducifólia
Nicole Solone Girão Xavier – Pindamonhangaba, SP
2.º lugar – Há queda
Jurandir Paulo da Silva Junior – Goiânia, GO
3.º lugar - Cerejeiras e ipês
José Jair Batista Filho – Arujá/SP
Menções honrosas (sem ordem de classificação)
Ipê-amarelo | Carla Andrade Bonifácio Gomes – Belo Horizonte, MG
Nuances poéticas que efluem das cerejeiras e dos ipês | Celso José Cirilo – Uberlândia, MG
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 79 (JULHO DE 2025)
Menções honrosas
Pétalas viciosas | Camila Nardelli – São Paulo, SP
Sakura | Natália Medeiros de Santana – São Paulo, SP
A palavra não dita | Cirilo Galdino da Silva Neto – Natal, RN
A Conversa de Mudas na Feira | Caio Naoki Simidu – São Paulo, SP
A muda de Cerejeira | Leonardo Ferraz da Silva – Santa Cruz Cabrália, BA
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 80 (NOVEMBRO DE 2025)
Menções honrosas
Fragilidade e firmeza | Evaristo Souza Soares – Mucuri, BA
Bandeiras | Arzírio Cardoso – Campo Largo, PR
Entrelinhas | Gilmar Ferraz da Silva (Almir Zarfeg) - Teixeira de Freitas, BA
São Paulo | Jonatas de Souza Jacinto (Jon O’Brien) – São Paulo, SP
Encostas | Maria Edinara Leão Moreira – Santa Maria, RS
CATEGORIA CONTO
Seleção de Erika Yamauti e Vanessa Maranha
Erika Yamauti é uma profissional experiente e qualificada, com profundo conhecimento da comunidade nipo-brasileira e uma ampla rede de contatos. Sua liderança, dedicação e expertise destacam-na como uma referência em sua área. Jornalista com mais de 20 anos de experiência em diversas mídias e linguagens, é uma ávida leitora, formada em Comunicação Social - Jornalismo, com pós-graduação em Marketing e Mídias Digitais.
Vanessa Maranha é psicóloga clínica e escritora. Na Literatura integrou várias antologias de contos, entre elas Mais 30 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira (Record, 2007). Em 2013 venceu o Prêmio Ufes de Literatura com o livro Quando não somos mais (Edufes, 2014) e o Prêmio Barueri com 807 dias (Multifoco, 2012). Foi finalista ao Prêmio São Paulo de Literatura 2015 com o livro Contagem regressiva (Selo Off Flip, 2014). Começa em mar, romance, recebeu Menção Honrosa do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura 2016. Em 2019 participou da antologia de contos distópicos Tudo Soma Zero (Editora Bestiário, Porto Alegre). Em 2020 venceu o Prêmio Edufes de Literatura com o romance "A Filha de Mrs. Dalloway", uma fanfic em homenagem a Clarissa Dalloway. Em 2021 recebeu do ProAc o Prêmio por Histórico em Realização em Literatura, pelo qual publicou o volume de contos “Estigma" e o seu primeiro infanto-juvenil intitulado "A Ordem do Dragão - Jornada a Tarczal, ambos editados pela Telucazu Edições. Em 2024 publicou pela Amazon, o romance “A mãe infinita”.
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 78 (MARÇO DE 2025)
1.º lugar – Ciclos
Matheus Henrique Rosa Arilha – São Paulo, SP
2.º lugar – A nova morada de Hanako
Cláudio Trasferetti – São Paulo, SP
3.º lugar – Os cadáveres sob as árvores
Rodrigo Ortiz Vinholo – São Paulo, SP
Menções honrosas (sem ordem de classificação)
A rua da sua infância | Maira M. Moura – Tóquio, Japão
A flor que ali insurgia | Isabela Akemi Oliveira Yamazaki – Campo Grande, MT
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 79 (JULHO DE 2025)
Menções honrosas
A margem desabitada | Maria Edinara Leão Moreira – Santa Maria, RS
A viagem de Mejiro | Louis Pierre – Salvador, BA
Floração | Alexandre Costa Moraes – Jaboticatubas, MG
Sob as sombras das árvores | Gabriely Costa da Silva – Araçagi, PB
À sombra do ipê e da cerejeira | David Firmino da Silva Leite – Jandira, SP
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 80 (NOVEMBRO DE 2025)
Menções honrosas
A senhora de boina vermelha | David Ehrlich – Curitiba, PR
O sussurro de Ybyrá | Danyella Simões – Juazeiro, BA
O Jardim das Almas | João Vitor Reynaldo Gonçalves – Balneário Arroio do Silva, SC
Tereza & Teresa | Leticia Fonseca de Souza – Franco da Rocha, SP
Os pedaços dela | André Salomão das Neves – Linhares, ES
CATEGORIA CRÔNICA
Seleção de João Paulo Hergesel e Massami Uyeda
João Paulo Hergesel é doutor em Comunicação, com pós-doutorado em Comunicação e Cultura. Atua como professor pesquisador na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Dedica-se à produção literária, especialmente na literatura infantojuvenil. Autor de livros com temáticas diversas e com participações em várias antologias, obteve dezenas de prêmios literários – entre eles: Histórico de
Realização em Literatura (Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo), Barco a Vapor (Fundação SM), Monteiro Lobato (SESC-DF) e Ganymédes José (UBE-RJ).
Dr. Massami Uyeda é advogado, mestre e doutor em Direito pela Universidade de São Paulo. Foi membro do Ministério Público do Estado de SP, Juiz de Carreira no Tribunal de Justiça de São Paulo; Juiz do 1.º Tribunal de Alçada Civil; Juiz do Tribunal de Alçada Criminal e Desembargador no Tribunal de Justiça de SP, e Ministro do Superior Tribunal de Justiça. Foi Professor de Direito nas Faculdades de Direito de Bauru, de São Carlos e de Osasco, na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, na FAAP, na FADISP, na UNIP, entre outras. Recebeu a Ordem do Sol Nascente – Estrela de Ouro e Prata, outorgada pelo Imperador do Japão, a Grão Cruz da Ordem do Ipiranga e outra dezenas de honrarias. Recebeu o título de cidadão honorário das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Bauru, Marília, Paranavaí, Carmo do Paranaíba e Rio Paranaíba, e de Benemérito de Lins. Seus livros mais recentes são: Breves Reflexões sobre o Sistema Judiciário Japonês à Luz do Direito Comparado, Moldura de nuvens, como autor, e A Lenda da Grande Muralha, como tradutor.
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 78 (MARÇO DE 2025)
1.º lugar – Flores do entardecer
Flávia C. Couto – Goiânia, GO
2.º lugar – A pausa
Roseana Souza das Neves – Pracinha, SP
3.º lugar – À sombra da cerejeira, debaixo do ipê florido
Mônica Silva de Sá Monnerat – Santos, SP
Menções honrosas (sem ordem de classificação)
Amarelo e Cerejeira | Gilmar de Matos de Souza – Diadema, SP
A árvore que plantava | Fernanda de Fatima Cardoso Pinheiro – Pontal do Paraná, PR
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 79 (JULHO DE 2025)
Menções honrosas
A sinfonia das flores: Cerejeiras e Ipês | Matheus Fernandes Velazquez – São Gonçalo, RJ
O ipê-amarelo da janela | Beatriz Carvalho Ledier – Sorocaba, SP
Raízes Cruzadas: Alfredo José Lopes Costa – Brasília, DF
Brevidades | Maria Regina Prieto Sementino Bomfim da Silva – Teodoro Sampaio,SP
Florvê | Rodrigo Ortiz Vinholo – São Paulo, SP
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 80 (NOVEMBRO DE 2025)
Menções honrosas
A união entre cerejeiras e ipês: Uma odisseia da Natureza | Vanilson Simões de Lima – Querência, MT
Bandeira para vida não vivida | Rodolfo Gomes Torres – São Paulo, SP
Flores em uma alameda silenciosa | Aparecido Klai – Santo André, SP
Cerejeiras e ipês: um encontro de estações |Vera Lúcia de Athayde – São José do Rio Preto, SP
Ano-Novo | Ana Izabel Affonso – Rio de Janeiro, RJ
Nossos parabéns e sinceros agradecimentos a todos(as)!
São Paulo, 01 de março de 2025.
Célia Sakurai (presidente)
Lídia Nakashima (diretora cultural)
André Kondo (coordenador do concurso)
Diretoria da Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil
Diretoria Executiva e Conselho Fiscal (Biênio 04/2023 a 03/2025)
Diretoria
Presidente: Célia Sakurai
1.º Vice-Presidente: André Telucazu Kondo
2.º Vice-Presidente (para assuntos culturais em japonês): Nobuyuki Miyagawa
1.º Secretário: Thoshio Katsurayama
2.ª Secretária: Margarida Taeko Sassaki
1.ª Tesoureira: Sumie Shimizu
2.ª Tesoureira: Julia Yassumi Shiraiwa
Diretora Cultural e Literária: Lídia Tigusa Otani Nakashima
Conselho Fiscal
Titulares: Gílson Yoshioka, Hidemitsu Miyamura, Ryoko Suzuki
Suplentes: Kenji Takemoto, Akinori Horie, Lilian Souza de Araújo
Recebemos 798 inscrições nas quatro categorias, com 1830 textos, sendo 1290 haicais (258 conjuntos de 5), 309 poemas, 137 contos e 94 crônicas. Agradecemos e parabenizamos a todos os participantes, bem como aos membros do júri, da diretoria e da organização.
A cerimônia de premiação será realizada no dia 01 de junho de 2025 (domingo) na cidade de São Paulo/SP, às 14h no auditório da Associação Shizuoka Kenjin do Brasil (Rua Vergueiro, 193 – Liberdade – próximo à estação do Metrô São Joaquim). Agradecemos ao Sr. Kenji Takemoto, filho do saudoso Yoshio Takemoto, pelo patrocínio para a realização do evento presencial, bem como aos membros da diretoria e associados(as). Agradecemos também à Fundação Kunito Miyasaka pelo constante apoio às nossas atividades e à Associação Shizuoka Kenjin do Brasil, bem como a todos os associados.
Cada selecionado(a) receberá um exemplar da revista impressa na qual consta o seu trabalho (em endereço no Brasil), conforme cronograma de publicação descrito na lista, bem como o respectivo diploma. Os vencedores do primeiro ao terceiro lugares receberão a premiação em depósito bancário logo após a data da cerimônia. Os primeiros lugares de cada categoria também receberão uma anuidade de nossa associação, que garante as três edições da revista deste ano, bem como a participação em nossa antologia. A continuidade como membro é opcional, sendo que a associação é aberta a todos os interessados em literatura e cultura, sobretudo japonesa e nipo-brasileira. Havendo interesse em se associar, por favor, entre em contato pelo e-mail nikkeisecretaria@gmail.com ou cliquem AQUI, será um honra recebê-lo(a) em nossos quadros.
Todas as obras foram avaliadas sob pseudônimo, de forma voluntária, pelos(as) qualificados(as) jurados(as), a quem agradecemos novamente pelo empenho e generosidade.
RESULTADO:
CATEGORIA HAICAI
Seleção de Edson Iura
Edson Iura, natural de São Paulo, é profissional de informática. Há três décadas tem no haicai um de seus principais interesses. É editor do Caqui (www.kakinet.com), primeiro sítio brasileiro da internet dedicado ao haicai, administra o fórum eletrônico Haikai-L e seleciona haicais para publicação no Jornal Brasil Nikkei. Pertence à Comissão de Atividades Literárias da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo) e foi membro do Grêmio Haicai Ipê. Escreveu Cesto de Caquis (Telucazu Edições, 2021), obra vencedora do Prêmio Biblioteca Nacional na categoria Ensaio Literário e menção honrosa no Prêmio Paulo Freire, da União Brasileira de Escritores – RJ e O Mendigo Sonha: Haicais (Telucazu Edições, 2022). Organizador e tradutor da Antologia de Haicais Clássicos (Telucazu Edições, 2024).
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 78 (MARÇO DE 2025)
1.º lugar
Alvaro Posselt – Curitiba, PR
2.º lugar
Carlos Martins – São Paulo, SP
3.º lugar
Alexander Pasqual – Araraquara, SP
Menções honrosas (sem ordem de classificação)
Matsuki Pichorim – São José dos Pinhais, PR
Taís Curi – Santos, SP
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 79 (JULHO DE 2025)
Menções honrosas
Carlos Viegas – Brasília, DF
Luiza Fillus – Irati, PR
Marco Aurélio Goulart dos Santos – Itapecuru Mirim/MA
Jaira Presa – Santos/SP
Cris Chinen – Santos/SP
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 80 (NOVEMBRO DE 2025)
Menções honrosas
Mônica Silva de Sá Monnerat – Santos/SP
Marcos Antonio Campos – Natal/RN
Marilia Tresca Silva Telles de Mello – São Paulo/SP
Eunice Tomé – Santos/SP
Carlos Alberto Bittar Filho – São Paulo/SP
CATEGORIA POESIA
Seleção de Lilly Araújo e Marília Kubota
Lilly Araújo
É autora de cinco livros, sendo dois em coautoria. Formada pela Universidade Estadual de Goiás, é poeta, artista plástica, ilustradora e editora. Integrante da União Literária Anapolina, da Nikkei Bungaku e da ASES - Bragança Paulista. Como designer desenvolveu dezenas de capas de livros, e ilustrou outros tantos, sendo alguns premiados. Em 2020 fundou a Alcaçuz Editora, para escritoras. Recebeu vários prêmios literários, incluindo os troféus do 55.º, 56.º, 57.º e 59.º FEMUP, todos na modalidade poesia, e do 24.º Prêmio SESI Arte e Criatividade. Selecionado pelo edital 24/2022 do ProAC-SP, “A Carne Perpétua”, lançado em coautoria com Viviane Ferreira Santiago, é o seu mais recente livro de poemas.
Marilia Kubota é brasileira de ascendência japonesa. Trabalhou como jornalista na área de tecnologia da informação e imprensa nikkei durante 30 anos. Depois decidiu se dedicar à literatura. Já havia publicado poemas e contos em jornais, revistas e sites literários antes de publicar seu primeiro livro, em 2010. Seus livros refletem seu interesse em questões sobre dupla identidade cultural, diáspora, ancestralidade, feminismo e formas poéticas tradicionais, como o haicai e formas experimentais, como escrita automática. Publicou dois livros de crônicas e três de poesia, sendo curadora de três coletâneas de poesia. Tem poemas e contos publicados em coletâneas e revistas no Brasil, Argentina, Portugal, França, Cuba e México.
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 78 (MARÇO DE 2025)
1.º lugar – Caducifólia
Nicole Solone Girão Xavier – Pindamonhangaba, SP
2.º lugar – Há queda
Jurandir Paulo da Silva Junior – Goiânia, GO
3.º lugar - Cerejeiras e ipês
José Jair Batista Filho – Arujá/SP
Menções honrosas (sem ordem de classificação)
Ipê-amarelo | Carla Andrade Bonifácio Gomes – Belo Horizonte, MG
Nuances poéticas que efluem das cerejeiras e dos ipês | Celso José Cirilo – Uberlândia, MG
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 79 (JULHO DE 2025)
Menções honrosas
Pétalas viciosas | Camila Nardelli – São Paulo, SP
Sakura | Natália Medeiros de Santana – São Paulo, SP
A palavra não dita | Cirilo Galdino da Silva Neto – Natal, RN
A Conversa de Mudas na Feira | Caio Naoki Simidu – São Paulo, SP
A muda de Cerejeira | Leonardo Ferraz da Silva – Santa Cruz Cabrália, BA
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 80 (NOVEMBRO DE 2025)
Menções honrosas
Fragilidade e firmeza | Evaristo Souza Soares – Mucuri, BA
Bandeiras | Arzírio Cardoso – Campo Largo, PR
Entrelinhas | Gilmar Ferraz da Silva (Almir Zarfeg) - Teixeira de Freitas, BA
São Paulo | Jonatas de Souza Jacinto (Jon O’Brien) – São Paulo, SP
Encostas | Maria Edinara Leão Moreira – Santa Maria, RS
CATEGORIA CONTO
Seleção de Erika Yamauti e Vanessa Maranha
Erika Yamauti é uma profissional experiente e qualificada, com profundo conhecimento da comunidade nipo-brasileira e uma ampla rede de contatos. Sua liderança, dedicação e expertise destacam-na como uma referência em sua área. Jornalista com mais de 20 anos de experiência em diversas mídias e linguagens, é uma ávida leitora, formada em Comunicação Social - Jornalismo, com pós-graduação em Marketing e Mídias Digitais.
Vanessa Maranha é psicóloga clínica e escritora. Na Literatura integrou várias antologias de contos, entre elas Mais 30 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira (Record, 2007). Em 2013 venceu o Prêmio Ufes de Literatura com o livro Quando não somos mais (Edufes, 2014) e o Prêmio Barueri com 807 dias (Multifoco, 2012). Foi finalista ao Prêmio São Paulo de Literatura 2015 com o livro Contagem regressiva (Selo Off Flip, 2014). Começa em mar, romance, recebeu Menção Honrosa do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura 2016. Em 2019 participou da antologia de contos distópicos Tudo Soma Zero (Editora Bestiário, Porto Alegre). Em 2020 venceu o Prêmio Edufes de Literatura com o romance "A Filha de Mrs. Dalloway", uma fanfic em homenagem a Clarissa Dalloway. Em 2021 recebeu do ProAc o Prêmio por Histórico em Realização em Literatura, pelo qual publicou o volume de contos “Estigma" e o seu primeiro infanto-juvenil intitulado "A Ordem do Dragão - Jornada a Tarczal, ambos editados pela Telucazu Edições. Em 2024 publicou pela Amazon, o romance “A mãe infinita”.
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 78 (MARÇO DE 2025)
1.º lugar – Ciclos
Matheus Henrique Rosa Arilha – São Paulo, SP
2.º lugar – A nova morada de Hanako
Cláudio Trasferetti – São Paulo, SP
3.º lugar – Os cadáveres sob as árvores
Rodrigo Ortiz Vinholo – São Paulo, SP
Menções honrosas (sem ordem de classificação)
A rua da sua infância | Maira M. Moura – Tóquio, Japão
A flor que ali insurgia | Isabela Akemi Oliveira Yamazaki – Campo Grande, MT
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 79 (JULHO DE 2025)
Menções honrosas
A margem desabitada | Maria Edinara Leão Moreira – Santa Maria, RS
A viagem de Mejiro | Louis Pierre – Salvador, BA
Floração | Alexandre Costa Moraes – Jaboticatubas, MG
Sob as sombras das árvores | Gabriely Costa da Silva – Araçagi, PB
À sombra do ipê e da cerejeira | David Firmino da Silva Leite – Jandira, SP
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 80 (NOVEMBRO DE 2025)
Menções honrosas
A senhora de boina vermelha | David Ehrlich – Curitiba, PR
O sussurro de Ybyrá | Danyella Simões – Juazeiro, BA
O Jardim das Almas | João Vitor Reynaldo Gonçalves – Balneário Arroio do Silva, SC
Tereza & Teresa | Leticia Fonseca de Souza – Franco da Rocha, SP
Os pedaços dela | André Salomão das Neves – Linhares, ES
CATEGORIA CRÔNICA
Seleção de João Paulo Hergesel e Massami Uyeda
João Paulo Hergesel é doutor em Comunicação, com pós-doutorado em Comunicação e Cultura. Atua como professor pesquisador na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Dedica-se à produção literária, especialmente na literatura infantojuvenil. Autor de livros com temáticas diversas e com participações em várias antologias, obteve dezenas de prêmios literários – entre eles: Histórico de
Realização em Literatura (Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo), Barco a Vapor (Fundação SM), Monteiro Lobato (SESC-DF) e Ganymédes José (UBE-RJ).
Dr. Massami Uyeda é advogado, mestre e doutor em Direito pela Universidade de São Paulo. Foi membro do Ministério Público do Estado de SP, Juiz de Carreira no Tribunal de Justiça de São Paulo; Juiz do 1.º Tribunal de Alçada Civil; Juiz do Tribunal de Alçada Criminal e Desembargador no Tribunal de Justiça de SP, e Ministro do Superior Tribunal de Justiça. Foi Professor de Direito nas Faculdades de Direito de Bauru, de São Carlos e de Osasco, na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, na FAAP, na FADISP, na UNIP, entre outras. Recebeu a Ordem do Sol Nascente – Estrela de Ouro e Prata, outorgada pelo Imperador do Japão, a Grão Cruz da Ordem do Ipiranga e outra dezenas de honrarias. Recebeu o título de cidadão honorário das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Bauru, Marília, Paranavaí, Carmo do Paranaíba e Rio Paranaíba, e de Benemérito de Lins. Seus livros mais recentes são: Breves Reflexões sobre o Sistema Judiciário Japonês à Luz do Direito Comparado, Moldura de nuvens, como autor, e A Lenda da Grande Muralha, como tradutor.
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 78 (MARÇO DE 2025)
1.º lugar – Flores do entardecer
Flávia C. Couto – Goiânia, GO
2.º lugar – A pausa
Roseana Souza das Neves – Pracinha, SP
3.º lugar – À sombra da cerejeira, debaixo do ipê florido
Mônica Silva de Sá Monnerat – Santos, SP
Menções honrosas (sem ordem de classificação)
Amarelo e Cerejeira | Gilmar de Matos de Souza – Diadema, SP
A árvore que plantava | Fernanda de Fatima Cardoso Pinheiro – Pontal do Paraná, PR
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 79 (JULHO DE 2025)
Menções honrosas
A sinfonia das flores: Cerejeiras e Ipês | Matheus Fernandes Velazquez – São Gonçalo, RJ
O ipê-amarelo da janela | Beatriz Carvalho Ledier – Sorocaba, SP
Raízes Cruzadas: Alfredo José Lopes Costa – Brasília, DF
Brevidades | Maria Regina Prieto Sementino Bomfim da Silva – Teodoro Sampaio,SP
Florvê | Rodrigo Ortiz Vinholo – São Paulo, SP
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 80 (NOVEMBRO DE 2025)
Menções honrosas
A união entre cerejeiras e ipês: Uma odisseia da Natureza | Vanilson Simões de Lima – Querência, MT
Bandeira para vida não vivida | Rodolfo Gomes Torres – São Paulo, SP
Flores em uma alameda silenciosa | Aparecido Klai – Santo André, SP
Cerejeiras e ipês: um encontro de estações |Vera Lúcia de Athayde – São José do Rio Preto, SP
Ano-Novo | Ana Izabel Affonso – Rio de Janeiro, RJ
Nossos parabéns e sinceros agradecimentos a todos(as)!
São Paulo, 01 de março de 2025.
Célia Sakurai (presidente)
Lídia Nakashima (diretora cultural)
André Kondo (coordenador do concurso)
Diretoria da Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil
Diretoria Executiva e Conselho Fiscal (Biênio 04/2023 a 03/2025)
Diretoria
Presidente: Célia Sakurai
1.º Vice-Presidente: André Telucazu Kondo
2.º Vice-Presidente (para assuntos culturais em japonês): Nobuyuki Miyagawa
1.º Secretário: Thoshio Katsurayama
2.ª Secretária: Margarida Taeko Sassaki
1.ª Tesoureira: Sumie Shimizu
2.ª Tesoureira: Julia Yassumi Shiraiwa
Diretora Cultural e Literária: Lídia Tigusa Otani Nakashima
Conselho Fiscal
Titulares: Gílson Yoshioka, Hidemitsu Miyamura, Ryoko Suzuki
Suplentes: Kenji Takemoto, Akinori Horie, Lilian Souza de Araújo
39.º CONCURSO LITERÁRIO YOSHIO TAKEMOTO
A Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil promove o 39.º Concurso Literário Yoshio Takemoto, em suas quatro categorias em língua portuguesa: Haicai, Poesia, Conto e Crônica.
REGULAMENTO:
SOBRE O TEMA:
Os trabalhos para a modalidade haicai são de tema livre. Os demais (poesia, conto e crônica) deverão seguir o tema “Cerejeiras e Ipês”. O tema foi escolhido em comemoração aos 130 anos do Tratado de Amizade Brasil/Japão, a ser celebrado em 2025. A cerejeira é reconhecida como árvore que simboliza o Japão. Por sua vez, o ipê (amarelo) simbolizaria o Brasil. Não é necessário escrever sobre o tratado, desde que o texto contenha relação com as árvores citadas.
SOBRE AS MODALIDADES:
Para Haicai, deve ser enviado um conjunto de exatos cinco haicais, inéditos e de forma tradicional, por concorrente.
Para Poesia, serão aceitos até dois poemas inéditos por concorrente, com até trinta linhas ou versos cada.
Para Conto, será aceito um único trabalho inédito por concorrente, com até cinco páginas.
Para Crônica, será aceito um único trabalho inédito por concorrente, com até três páginas.
Entende-se por inédito o trabalho que não tenha sido publicado em meio impresso ou virtual até a data do encerramento das inscrições. A formatação é livre.
SOBRE A INSCRIÇÃO:
O prazo para envio dos trabalhos será até às 23h59 do dia 10 de janeiro de 2025 (horário de Brasília).
Poderão se inscrever pessoas residentes em qualquer país do mundo, desde que se expressem em língua portuguesa e que possuam endereço no Brasil para receberem a revista, incluindo conta bancária neste território. Membros da Diretoria e do Conselho Fiscal e suplentes da associação não poderão participar.
Cada participante poderá se inscrever em uma ou até em todas as modalidades, porém, poderá ser premiado em primeiro ao terceiro lugar em apenas uma (a de melhor colocação). Todos os trabalhos devem ser encaminhados para o e-mail nikkeibungaku@gmail.com, com o campo do assunto preenchido com a modalidade (haicai, poesia, conto ou crônica). Cada e-mail deve conter em anexo um único arquivo (em word) com o texto, o título, o pseudônimo e a modalidade (sem qualquer identificação do/a autor/a). No corpo do e-mail deverá constar os dados: nome completo, pseudônimo, título do trabalho, modalidade, endereço completo, CPF, telefone, e-mail e biografia com até cinco linhas. No caso da modalidade haicai, os cinco trabalhos deverão ser enviados em arquivo único, sem necessidade de título. No caso da modalidade poesia, se o candidato enviar mais de um poema, deverá fazer o envio em dois arquivos, no mesmo e-mail.
Cada modalidade deve ser enviada em e-mails separados. Para garantir o anonimato, é importante que não haja qualquer forma de identificação do(a) candidato(a) no texto, sendo que o pseudônimo escolhido pelo concorrente não poderá estar relacionado com o seu nome verdadeiro ou literário.
SOBRE A PREMIAÇÃO:
1.º lugar – R$ 1000,00 + Associação gratuita por um ano (3 revistas + antologia)
2.º lugar – R$ 500,00 + Revista
3.º lugar – R$ 300,00 + Revista
Haverá ajuda de custo aos primeiros colocados de cada categoria que comparecerem à cerimônia de premiação, sendo de: R$ 500,00 para residentes em outros estados; R$ 300,00 para residentes em cidades que distarem mais de 100 km da capital; R$ 200,00 para residentes em cidades a menos de 100 km da capital (de acordo com o Google Maps).
Também serão selecionados mais doze trabalhos em cada categoria, que receberão menção honrosa, sendo publicados ao longo do ano em edições de nossa revista impressa Brasil Nikkei Bungaku.
Cada autor(a) premiado(a) ou selecionado(a) receberá um exemplar de cortesia da revista + certificado, enviados apenas para endereços no Brasil.
SOBRE AS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÂO:
Os(as) autores(as) premiados(as) e selecionados(as) concordam em autorizar, desde já, de forma gratuita e NÃO exclusiva, a Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil a utilizar os trabalhos correspondentes em suas publicações, com os devidos créditos, bem como se responsabilizam totalmente pela veracidade das informações fornecidas, bem como sobre questões autorais e de qualquer ordem legal, respondendo judicialmente pelos seus atos.
Casos omissos serão decididos pela diretoria.
A simples participação neste concurso implica na aceitação plena e irrestrita de todos os termos deste regulamento.
SOBRE O RESULTADO:
O resultado será divulgado até o dia 01 de Março de 2025, em nosso site: www.nikkeibungaku.com.br e em nossas redes sociais: @nikkeibungaku.
DÚVIDAS: nikkeisecretaria@gmail.com
São Paulo, 15 de outubro de 2024.
Célia Sakurai — Presidente
REGULAMENTO:
SOBRE O TEMA:
Os trabalhos para a modalidade haicai são de tema livre. Os demais (poesia, conto e crônica) deverão seguir o tema “Cerejeiras e Ipês”. O tema foi escolhido em comemoração aos 130 anos do Tratado de Amizade Brasil/Japão, a ser celebrado em 2025. A cerejeira é reconhecida como árvore que simboliza o Japão. Por sua vez, o ipê (amarelo) simbolizaria o Brasil. Não é necessário escrever sobre o tratado, desde que o texto contenha relação com as árvores citadas.
SOBRE AS MODALIDADES:
Para Haicai, deve ser enviado um conjunto de exatos cinco haicais, inéditos e de forma tradicional, por concorrente.
Para Poesia, serão aceitos até dois poemas inéditos por concorrente, com até trinta linhas ou versos cada.
Para Conto, será aceito um único trabalho inédito por concorrente, com até cinco páginas.
Para Crônica, será aceito um único trabalho inédito por concorrente, com até três páginas.
Entende-se por inédito o trabalho que não tenha sido publicado em meio impresso ou virtual até a data do encerramento das inscrições. A formatação é livre.
SOBRE A INSCRIÇÃO:
O prazo para envio dos trabalhos será até às 23h59 do dia 10 de janeiro de 2025 (horário de Brasília).
Poderão se inscrever pessoas residentes em qualquer país do mundo, desde que se expressem em língua portuguesa e que possuam endereço no Brasil para receberem a revista, incluindo conta bancária neste território. Membros da Diretoria e do Conselho Fiscal e suplentes da associação não poderão participar.
Cada participante poderá se inscrever em uma ou até em todas as modalidades, porém, poderá ser premiado em primeiro ao terceiro lugar em apenas uma (a de melhor colocação). Todos os trabalhos devem ser encaminhados para o e-mail nikkeibungaku@gmail.com, com o campo do assunto preenchido com a modalidade (haicai, poesia, conto ou crônica). Cada e-mail deve conter em anexo um único arquivo (em word) com o texto, o título, o pseudônimo e a modalidade (sem qualquer identificação do/a autor/a). No corpo do e-mail deverá constar os dados: nome completo, pseudônimo, título do trabalho, modalidade, endereço completo, CPF, telefone, e-mail e biografia com até cinco linhas. No caso da modalidade haicai, os cinco trabalhos deverão ser enviados em arquivo único, sem necessidade de título. No caso da modalidade poesia, se o candidato enviar mais de um poema, deverá fazer o envio em dois arquivos, no mesmo e-mail.
Cada modalidade deve ser enviada em e-mails separados. Para garantir o anonimato, é importante que não haja qualquer forma de identificação do(a) candidato(a) no texto, sendo que o pseudônimo escolhido pelo concorrente não poderá estar relacionado com o seu nome verdadeiro ou literário.
SOBRE A PREMIAÇÃO:
1.º lugar – R$ 1000,00 + Associação gratuita por um ano (3 revistas + antologia)
2.º lugar – R$ 500,00 + Revista
3.º lugar – R$ 300,00 + Revista
Haverá ajuda de custo aos primeiros colocados de cada categoria que comparecerem à cerimônia de premiação, sendo de: R$ 500,00 para residentes em outros estados; R$ 300,00 para residentes em cidades que distarem mais de 100 km da capital; R$ 200,00 para residentes em cidades a menos de 100 km da capital (de acordo com o Google Maps).
Também serão selecionados mais doze trabalhos em cada categoria, que receberão menção honrosa, sendo publicados ao longo do ano em edições de nossa revista impressa Brasil Nikkei Bungaku.
Cada autor(a) premiado(a) ou selecionado(a) receberá um exemplar de cortesia da revista + certificado, enviados apenas para endereços no Brasil.
SOBRE AS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÂO:
Os(as) autores(as) premiados(as) e selecionados(as) concordam em autorizar, desde já, de forma gratuita e NÃO exclusiva, a Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil a utilizar os trabalhos correspondentes em suas publicações, com os devidos créditos, bem como se responsabilizam totalmente pela veracidade das informações fornecidas, bem como sobre questões autorais e de qualquer ordem legal, respondendo judicialmente pelos seus atos.
Casos omissos serão decididos pela diretoria.
A simples participação neste concurso implica na aceitação plena e irrestrita de todos os termos deste regulamento.
SOBRE O RESULTADO:
O resultado será divulgado até o dia 01 de Março de 2025, em nosso site: www.nikkeibungaku.com.br e em nossas redes sociais: @nikkeibungaku.
DÚVIDAS: nikkeisecretaria@gmail.com
São Paulo, 15 de outubro de 2024.
Célia Sakurai — Presidente
RESULTADO DA EDIÇÃO ANTERIOR - 38.º CONCURSO LITERÁRIO YOSHIO TAKEMOTO
01 de março de 2024
Anunciamos o resultado da 38.ª edição do Prêmio Yoshio Takemoto, que neste ano teve como tema: Sol Nascente. Recebemos 979 inscrições nas quatro categorias, com 2015 textos, sendo 1295 haicais (259 conjuntos de 5), 463 poemas, 160 contos e 97 crônicas. Agradecemos e parabenizamos a todos os participantes, bem como aos membros do júri, da diretoria e da organização.
A cerimônia de premiação será realizada no dia 19 de maio de 2024 (domingo) na cidade de São Paulo/SP, às 14h no auditório da Associação Shizuoka Kenjin do Brasil (Rua Vergueiro, 193 – Liberdade – próximo à estação do Metrô São Joaquim). Agradecemos ao Sr. Kenji Takemoto, filho do saudoso Yoshio Takemoto, pelo patrocínio para a realização do evento presencial, bem como aos membros da diretoria e associados(as).
Cada selecionado(a) receberá um exemplar da revista impressa na qual consta o seu trabalho (em endereço no Brasil), conforme cronograma de publicação, bem como o respectivo diploma. Os vencedores em primeiro e segundo lugares receberão a premiação em depósito bancário após a data da cerimônia. Os primeiros lugares também receberão uma anuidade de nossa associação, que garante as três edições da revista deste ano, bem como a participação em nossa antologia. A continuidade é opcional, sendo que a associação é aberta a todos os interessados em literatura e cultura, sobretudo japonesa e nipo-brasileira. Havendo interesse em se associar, por favor, entre em contato pelo e-mail nikkeisecretaria@gmail.com ou acessem nosso site www.nikkeibungaku.com.br, será um honra recebê-lo(a) em nossos quadros.
Todas as obras foram avaliadas sob pseudônimo, de forma voluntária, pelos(as) qualificados(as) jurados(as), a quem agradecemos novamente pelo empenho e generosidade.
RESULTADO:
CATEGORIA HAICAI
Seleção de Edson Iura
Edson Iura é natural de São Paulo, onde nasceu em 1962. É profissional de informática. Há 30 anos tem no haicai um de seus principais interesses. É editor do Caqui (www.kakinet.com), primeiro sítio brasileiro da internet dedicado ao haicai, administra o fórum eletrônico Haikai-L e seleciona haicais para publicação no Jornal Nippon Já e na Revista Brasil Nikkei Bungaku. Pertence à Comissão de Atividades Literárias da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), foi membro do Grêmio Haicai Ipê e escreveu Cesto de Caquis (Telucazu Edições, 2021), obra vencedora do Prêmio Biblioteca Nacional na categoria Ensaio Literário e menção honrosa no Prêmio Paulo Freire, da União Brasileira de Escritores – RJ, e O Mendigo Sonha: haicais (Telucazu Edições, 2022).
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 75 DE MARÇO DE 2024
1.º lugar
Gisela Maria Bester - Curitiba, PR
2.º lugar
Jô Marcondes - Irati, PR
3.º lugar
Madô Martins - Santos, SP
Menções Honrosas:
Cristina de Figueiredo Vieira - Diamantina, MG
Carlos Viegas - Brasília, DF
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 76 DE JULHO DE 2024
Menções Honrosas:
Henrique Pimenta Santos - Campo Grande, MS
Reneu do Amaral Berni - Goiânia, GO
Carlos Alberto Bittar Filho - São Paulo, SP
Jurema Rangel - Rio de Janeiro, RJ
Antônio Seixas - Magé, RJ
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 77 DE NOVEMBRO DE 2024
Menções Honrosas:
Daniel Morine - Santos, SP
Taís Curi - Santos, SP
Jonas Reis - Vitória, ES
Lilian Saeko Taba - Brasília, DF
Marco Aurélio Goulart dos Santos - Itapecuru Mirim, MA
CATEGORIA POESIA
Seleção de Francisco Handa e Liniane Haag Brum
Francisco Handa, monge zen budista, doutor em História Social (UNESP), vice-presidente da Comissão de Atividades Literárias da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, haícaista e poeta. Publicou em poesia: “A Caminho de Budapeste” (Telucazu, 2022) e “Silêncio das Maritacas: haicais” (Telucazu, 2023).
Liniane Haag Brum é Doutora em Teoria e Crítica Literária (UNICAMP), com intercâmbio na Université Sorbonne Paris 1- Panthéon, e Mestre em Literatura e Crítica Literária (PUC/SP). Autora de “Antes do Passado – o silêncio que vem do Araguaia” (Arquipélago Editorial, 2012), da coletânea de contos “O Caranguejo e outras histórias de amor, sedução e morte” (Patuá, 2017), e do livro de poemas “Pós-Paisagem” (Telucazu, 2022).
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 75 DE MARÇO DE 2024
1.º lugar – A mão do homem
Elias Antunes - Taguatinga, DF
2.º lugar – Um Raio de Sol em Satoyama
Maria Helena Furquim Lanza Alves - Maringá, PR
3.º lugar – Aka to Mizuiro
Igor dos Santos Mota - Feira de Santana, BA
Menções Honrosas
Kant | Beatriz José Pereira Lourenço - Benedita, Portugal
Kintsugi | Nelson de Oliveira - São Paulo, SP
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 76 DE JULHO DE 2024
Menções Honrosas
Naquela casa | Rafaella Vieira de Araújo - Florianópolis, SC
O guardião da sabedoria dos quintais | Maria Goretti de Freitas Oliveira - Ipatinga, MG
Matilde, teu sorriso é sol e Viagem Marcada (dois poemas) | Lais Paiva - Campina Grande, PB
Um novo amanhecer desvanecido | Anny Karolinny Carneiro de Castro Sousa - Fortaleza, CE
Preparação | Isabel Furini Furini - Curitiba, PR
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 77 DE NOVEMBRO DE 2024
Menções Honrosas
Raios de renovação | Roque Aloisio Weschenfelder - Santa Rosa, RS
Semearmanhãs | Christian von Koenig - Florianópolis, SC
Shoganai | Rafaela Magalhães Castilho - Campinas, SP
Um novo dia | Daniel Rolim Oliveira.- Rio de Janeiro, RJ
Wabishi | Marcos Antonio Campos - Natal, RN
CATEGORIA CONTO
Seleção de Danita Cotrim e Edweine Loureiro
Danita Cotrim é formada em Comunicações, com pós-graduação em Marketing (ESPM) e Tecnologia (FASP) e Literatura Comparada (USP). Contribui regularmente em revistas e jornais literários e faz parte da comissão julgadora de importantes concursos no Brasil, como JAL, Masuda Goga, Takemoto e Haicai de Toledo. É membro do grupo Beco de Escritoras, tendo publicado os livros A Medida de Todas as Coisas (2011 – RDG) e Partidas (2012 – Dobra Editorial) e o livro-objeto Feira Livre – haicais (2016).
Edweine Loureiro é Mestre em Política pela Universidade de Osaka, advogado e professor, residindo no Japão desde 2001. Como escritor, foi premiado em mais de quinhentos concursos literários no Brasil, na Espanha, no Japão e em Portugal. É autor dos livros: “Sonhador Sim Senhor!”, “Clandestinos”, “Em Curto Espaço”, “No mínimo, o Infinito”, “Filho da Floresta”, “Trovas escritas no tronco de um bambu”, “Centelhas”, “Crônicas de um Latino Sol Nascente” e “Contos de um Brasil esquecido”. Atualmente, é colunista do “Jornal em Dia”.
PUBLICAÇÃO NESTA EDIÇÃO DE N.º 75
1.º lugar - A mesma paisagem
José Alberto Lopes - São Bernardo do Campo, MS
2.º lugar - Kakuenbo no Solstício
Thaís Lyn - Campo Grande, MS
3.º Lugar - Sete
Benício Gon - Uberaba, MG
Menções Honrosas
O último pedido | Iago Alves Branquinho - Rio de Janeiro, RJ
Melhor esperar o sol nascer | Bruna Ferraroli Amaral - São Paulo, SP
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 76 DE JULHO DE 2024
Menções Honrosas
Destino | Carmem Teresa do Nascimento Elias - Rio de Janeiro, RJ
A Lenda do Rio Tsuyukawa | Maira M. Moura - Tóquio, Japão
Calma, Formiga, Relaxa | Mariana Siqueira de Carvalho Oliveira
Brasilia, DF
Movimento Circular | Marcelo Henrique Pereira - Mogi das Cruzes, SP
O Olhar do Velho Pescador | Roberto Jorge da Silva - Rio de Janeiro, RJ
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 77 DE NOVEMBRO DE 2024
Menções Honrosas
Oshibori de Amanhã | Bianca Mota do Nascimento Brasil Muniz - Maranguape, CE
Margaridas no Caminho | Raquel Maria de Souza Reis - Rio de Janeiro, RJ
Sol e Chuva | José dos Reis Santos - Passos, MG
Linguagem do Amor | Rebeca Batista de Melo Martineli - Taubaté, SP
O Sol Nascente no coração dos bárbaros | Airton Souza - Marabá, PA
CATEGORIA CRÔNICA
Seleção de André Luis Soares e Mirian Lie Hatanaka
André Luis Soares é brasiliense nascido em 1964, autor dos livros “Gritos Verticais” (poesia), “Os Irmãos Malês” e “Das Vitórias Que a História Não Conta” (ambos, romance). Autor das peças de teatro: “Livre Negociação” e “O Menino Que Conversava Com os Livros”, é também membro efetivo das academias de letras de Marataízes (ES) e de Guarapari (ES), cidade capixaba onde mora já há quase vinte anos.
Mirian Lie Hatanaka é jornalista, autora do livro "Olhar", coletânea de crônicas publicadas no extinto jornal São Paulo Shimbun. É membro da Comissão de Atividades Literárias - Lingua Portuguesa, Bunkyo - Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social.
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 75 DE MARÇO DE 2024
1.º lugar - Antimelódica
Solange Firmino - Rio de Janeiro, RJ
2.º lugar - A guerreira Dona Ana
Paulo Roberto de Oliveira Caruso - Niterói, RJ
3.º lugar - Aurora Dourada
Evaristo Souza Soares - Mucuri, BA
Menções Honrosas
Ciclos | Michele Batista da Silva - Bagé- RS
O Sol aqui dentro, a vida lá fora | Solange Maria de Oliveira Cruz - Campinas, SP
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 76 DE JULHO DE 2024
Menções Honrosas
Meikyo | Nicolas Vladimir Vieira Oliver - Salvador, BA
Anoitece na cidade de São Paulo | Gilberto de Palma Augusto - Florianópolis, SC
Amanhece cedo em Arraial | Paulo Roberto Aleixo - Aracaju, SE
De que lado nasce o Sol | Tiago Henrique Lara Zanette - Salvador, BA
A formiga e o Barão de Diamantina | Thiago Evangelista dos Santos - Brasília, DF
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 77 DE NOVEMBRO DE 2024
Menções Honrosas
O sol nascente me abraçou | Ronaldo Santos Lages - São Paulo, SP
Rumo ao sol nascente | Aldrin Marcelo Felix - Ribeirão Preto, SP
Gakkou | Silvana Helena Liz de Souza - Balneário Camboriú, SC
Budismo Zen | Fernando Manuel Bunga - Uige, Angola
Sinfonia inclusiva: jogando ao sol nascente da diversidade | Davi Rodrigues de Sousa Javarini - Linhares, ES
Nossos parabéns e sinceros agradecimentos a todos(as)!
São Paulo, 01 de março de 2024.
Célia Sakurai (presidente)
André Telucazu Kondo (coordenador do 38.º prêmio, editor da revista e vice-presidente)
Diretoria da Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil
Diretoria Executiva e Conselho Fiscal (Biênio 04/2023 a 03/2025)
Diretoria
Presidente: Célia Sakurai
1.º Vice-Presidente: André Telucazu Kondo
2.º Vice-Presidente (para assuntos culturais em japonês): Nobuyuki Miyagawa
1.º Secretário: Thoshio Katsurayama
2.ª Secretária: Margarida Taeko Sassaki
1.ª Tesoureira: Sumie Shimizu
2.ª Tesoureira: Julia Yassumi Shiraiwa
Diretora Cultural e Literária: Lídia Tigusa Otani Nakashima
Conselho Fiscal
Titulares: Gílson Yoshioka, Hidemitsu Miyamura, Ryoko Suzuki
Suplentes: Kenji Takemoto, Akinori Horie, Lilian Souza de Araújo
Anunciamos o resultado da 38.ª edição do Prêmio Yoshio Takemoto, que neste ano teve como tema: Sol Nascente. Recebemos 979 inscrições nas quatro categorias, com 2015 textos, sendo 1295 haicais (259 conjuntos de 5), 463 poemas, 160 contos e 97 crônicas. Agradecemos e parabenizamos a todos os participantes, bem como aos membros do júri, da diretoria e da organização.
A cerimônia de premiação será realizada no dia 19 de maio de 2024 (domingo) na cidade de São Paulo/SP, às 14h no auditório da Associação Shizuoka Kenjin do Brasil (Rua Vergueiro, 193 – Liberdade – próximo à estação do Metrô São Joaquim). Agradecemos ao Sr. Kenji Takemoto, filho do saudoso Yoshio Takemoto, pelo patrocínio para a realização do evento presencial, bem como aos membros da diretoria e associados(as).
Cada selecionado(a) receberá um exemplar da revista impressa na qual consta o seu trabalho (em endereço no Brasil), conforme cronograma de publicação, bem como o respectivo diploma. Os vencedores em primeiro e segundo lugares receberão a premiação em depósito bancário após a data da cerimônia. Os primeiros lugares também receberão uma anuidade de nossa associação, que garante as três edições da revista deste ano, bem como a participação em nossa antologia. A continuidade é opcional, sendo que a associação é aberta a todos os interessados em literatura e cultura, sobretudo japonesa e nipo-brasileira. Havendo interesse em se associar, por favor, entre em contato pelo e-mail nikkeisecretaria@gmail.com ou acessem nosso site www.nikkeibungaku.com.br, será um honra recebê-lo(a) em nossos quadros.
Todas as obras foram avaliadas sob pseudônimo, de forma voluntária, pelos(as) qualificados(as) jurados(as), a quem agradecemos novamente pelo empenho e generosidade.
RESULTADO:
CATEGORIA HAICAI
Seleção de Edson Iura
Edson Iura é natural de São Paulo, onde nasceu em 1962. É profissional de informática. Há 30 anos tem no haicai um de seus principais interesses. É editor do Caqui (www.kakinet.com), primeiro sítio brasileiro da internet dedicado ao haicai, administra o fórum eletrônico Haikai-L e seleciona haicais para publicação no Jornal Nippon Já e na Revista Brasil Nikkei Bungaku. Pertence à Comissão de Atividades Literárias da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), foi membro do Grêmio Haicai Ipê e escreveu Cesto de Caquis (Telucazu Edições, 2021), obra vencedora do Prêmio Biblioteca Nacional na categoria Ensaio Literário e menção honrosa no Prêmio Paulo Freire, da União Brasileira de Escritores – RJ, e O Mendigo Sonha: haicais (Telucazu Edições, 2022).
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 75 DE MARÇO DE 2024
1.º lugar
Gisela Maria Bester - Curitiba, PR
2.º lugar
Jô Marcondes - Irati, PR
3.º lugar
Madô Martins - Santos, SP
Menções Honrosas:
Cristina de Figueiredo Vieira - Diamantina, MG
Carlos Viegas - Brasília, DF
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 76 DE JULHO DE 2024
Menções Honrosas:
Henrique Pimenta Santos - Campo Grande, MS
Reneu do Amaral Berni - Goiânia, GO
Carlos Alberto Bittar Filho - São Paulo, SP
Jurema Rangel - Rio de Janeiro, RJ
Antônio Seixas - Magé, RJ
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 77 DE NOVEMBRO DE 2024
Menções Honrosas:
Daniel Morine - Santos, SP
Taís Curi - Santos, SP
Jonas Reis - Vitória, ES
Lilian Saeko Taba - Brasília, DF
Marco Aurélio Goulart dos Santos - Itapecuru Mirim, MA
CATEGORIA POESIA
Seleção de Francisco Handa e Liniane Haag Brum
Francisco Handa, monge zen budista, doutor em História Social (UNESP), vice-presidente da Comissão de Atividades Literárias da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, haícaista e poeta. Publicou em poesia: “A Caminho de Budapeste” (Telucazu, 2022) e “Silêncio das Maritacas: haicais” (Telucazu, 2023).
Liniane Haag Brum é Doutora em Teoria e Crítica Literária (UNICAMP), com intercâmbio na Université Sorbonne Paris 1- Panthéon, e Mestre em Literatura e Crítica Literária (PUC/SP). Autora de “Antes do Passado – o silêncio que vem do Araguaia” (Arquipélago Editorial, 2012), da coletânea de contos “O Caranguejo e outras histórias de amor, sedução e morte” (Patuá, 2017), e do livro de poemas “Pós-Paisagem” (Telucazu, 2022).
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 75 DE MARÇO DE 2024
1.º lugar – A mão do homem
Elias Antunes - Taguatinga, DF
2.º lugar – Um Raio de Sol em Satoyama
Maria Helena Furquim Lanza Alves - Maringá, PR
3.º lugar – Aka to Mizuiro
Igor dos Santos Mota - Feira de Santana, BA
Menções Honrosas
Kant | Beatriz José Pereira Lourenço - Benedita, Portugal
Kintsugi | Nelson de Oliveira - São Paulo, SP
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 76 DE JULHO DE 2024
Menções Honrosas
Naquela casa | Rafaella Vieira de Araújo - Florianópolis, SC
O guardião da sabedoria dos quintais | Maria Goretti de Freitas Oliveira - Ipatinga, MG
Matilde, teu sorriso é sol e Viagem Marcada (dois poemas) | Lais Paiva - Campina Grande, PB
Um novo amanhecer desvanecido | Anny Karolinny Carneiro de Castro Sousa - Fortaleza, CE
Preparação | Isabel Furini Furini - Curitiba, PR
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 77 DE NOVEMBRO DE 2024
Menções Honrosas
Raios de renovação | Roque Aloisio Weschenfelder - Santa Rosa, RS
Semearmanhãs | Christian von Koenig - Florianópolis, SC
Shoganai | Rafaela Magalhães Castilho - Campinas, SP
Um novo dia | Daniel Rolim Oliveira.- Rio de Janeiro, RJ
Wabishi | Marcos Antonio Campos - Natal, RN
CATEGORIA CONTO
Seleção de Danita Cotrim e Edweine Loureiro
Danita Cotrim é formada em Comunicações, com pós-graduação em Marketing (ESPM) e Tecnologia (FASP) e Literatura Comparada (USP). Contribui regularmente em revistas e jornais literários e faz parte da comissão julgadora de importantes concursos no Brasil, como JAL, Masuda Goga, Takemoto e Haicai de Toledo. É membro do grupo Beco de Escritoras, tendo publicado os livros A Medida de Todas as Coisas (2011 – RDG) e Partidas (2012 – Dobra Editorial) e o livro-objeto Feira Livre – haicais (2016).
Edweine Loureiro é Mestre em Política pela Universidade de Osaka, advogado e professor, residindo no Japão desde 2001. Como escritor, foi premiado em mais de quinhentos concursos literários no Brasil, na Espanha, no Japão e em Portugal. É autor dos livros: “Sonhador Sim Senhor!”, “Clandestinos”, “Em Curto Espaço”, “No mínimo, o Infinito”, “Filho da Floresta”, “Trovas escritas no tronco de um bambu”, “Centelhas”, “Crônicas de um Latino Sol Nascente” e “Contos de um Brasil esquecido”. Atualmente, é colunista do “Jornal em Dia”.
PUBLICAÇÃO NESTA EDIÇÃO DE N.º 75
1.º lugar - A mesma paisagem
José Alberto Lopes - São Bernardo do Campo, MS
2.º lugar - Kakuenbo no Solstício
Thaís Lyn - Campo Grande, MS
3.º Lugar - Sete
Benício Gon - Uberaba, MG
Menções Honrosas
O último pedido | Iago Alves Branquinho - Rio de Janeiro, RJ
Melhor esperar o sol nascer | Bruna Ferraroli Amaral - São Paulo, SP
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 76 DE JULHO DE 2024
Menções Honrosas
Destino | Carmem Teresa do Nascimento Elias - Rio de Janeiro, RJ
A Lenda do Rio Tsuyukawa | Maira M. Moura - Tóquio, Japão
Calma, Formiga, Relaxa | Mariana Siqueira de Carvalho Oliveira
Brasilia, DF
Movimento Circular | Marcelo Henrique Pereira - Mogi das Cruzes, SP
O Olhar do Velho Pescador | Roberto Jorge da Silva - Rio de Janeiro, RJ
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 77 DE NOVEMBRO DE 2024
Menções Honrosas
Oshibori de Amanhã | Bianca Mota do Nascimento Brasil Muniz - Maranguape, CE
Margaridas no Caminho | Raquel Maria de Souza Reis - Rio de Janeiro, RJ
Sol e Chuva | José dos Reis Santos - Passos, MG
Linguagem do Amor | Rebeca Batista de Melo Martineli - Taubaté, SP
O Sol Nascente no coração dos bárbaros | Airton Souza - Marabá, PA
CATEGORIA CRÔNICA
Seleção de André Luis Soares e Mirian Lie Hatanaka
André Luis Soares é brasiliense nascido em 1964, autor dos livros “Gritos Verticais” (poesia), “Os Irmãos Malês” e “Das Vitórias Que a História Não Conta” (ambos, romance). Autor das peças de teatro: “Livre Negociação” e “O Menino Que Conversava Com os Livros”, é também membro efetivo das academias de letras de Marataízes (ES) e de Guarapari (ES), cidade capixaba onde mora já há quase vinte anos.
Mirian Lie Hatanaka é jornalista, autora do livro "Olhar", coletânea de crônicas publicadas no extinto jornal São Paulo Shimbun. É membro da Comissão de Atividades Literárias - Lingua Portuguesa, Bunkyo - Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social.
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 75 DE MARÇO DE 2024
1.º lugar - Antimelódica
Solange Firmino - Rio de Janeiro, RJ
2.º lugar - A guerreira Dona Ana
Paulo Roberto de Oliveira Caruso - Niterói, RJ
3.º lugar - Aurora Dourada
Evaristo Souza Soares - Mucuri, BA
Menções Honrosas
Ciclos | Michele Batista da Silva - Bagé- RS
O Sol aqui dentro, a vida lá fora | Solange Maria de Oliveira Cruz - Campinas, SP
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 76 DE JULHO DE 2024
Menções Honrosas
Meikyo | Nicolas Vladimir Vieira Oliver - Salvador, BA
Anoitece na cidade de São Paulo | Gilberto de Palma Augusto - Florianópolis, SC
Amanhece cedo em Arraial | Paulo Roberto Aleixo - Aracaju, SE
De que lado nasce o Sol | Tiago Henrique Lara Zanette - Salvador, BA
A formiga e o Barão de Diamantina | Thiago Evangelista dos Santos - Brasília, DF
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 77 DE NOVEMBRO DE 2024
Menções Honrosas
O sol nascente me abraçou | Ronaldo Santos Lages - São Paulo, SP
Rumo ao sol nascente | Aldrin Marcelo Felix - Ribeirão Preto, SP
Gakkou | Silvana Helena Liz de Souza - Balneário Camboriú, SC
Budismo Zen | Fernando Manuel Bunga - Uige, Angola
Sinfonia inclusiva: jogando ao sol nascente da diversidade | Davi Rodrigues de Sousa Javarini - Linhares, ES
Nossos parabéns e sinceros agradecimentos a todos(as)!
São Paulo, 01 de março de 2024.
Célia Sakurai (presidente)
André Telucazu Kondo (coordenador do 38.º prêmio, editor da revista e vice-presidente)
Diretoria da Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil
Diretoria Executiva e Conselho Fiscal (Biênio 04/2023 a 03/2025)
Diretoria
Presidente: Célia Sakurai
1.º Vice-Presidente: André Telucazu Kondo
2.º Vice-Presidente (para assuntos culturais em japonês): Nobuyuki Miyagawa
1.º Secretário: Thoshio Katsurayama
2.ª Secretária: Margarida Taeko Sassaki
1.ª Tesoureira: Sumie Shimizu
2.ª Tesoureira: Julia Yassumi Shiraiwa
Diretora Cultural e Literária: Lídia Tigusa Otani Nakashima
Conselho Fiscal
Titulares: Gílson Yoshioka, Hidemitsu Miyamura, Ryoko Suzuki
Suplentes: Kenji Takemoto, Akinori Horie, Lilian Souza de Araújo
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
38.º CONCURSO LITERÁRIO YOSHIO TAKEMOTO
- A Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil promove o 38.º Concurso Literário Yoshio Takemoto, em suas quatro categorias em língua portuguesa: Haicai, Poesia, Conto e Crônica.
REGULAMENTO:
SOBRE O TEMA:
Os trabalhos para a modalidade haicai são de tema livre. Os demais (poesia, conto e crônica) deverão seguir o tema “Sol Nascente”.
SOBRE AS MODALIDADES:
Para Haicai, deve ser enviado um conjunto de exatos cinco haicais, inéditos e de forma tradicional, por concorrente.
Para Poesia, serão aceitos até dois poemas inéditos por concorrente, com até trinta linhas ou versos cada.
Para Conto, será aceito um único trabalho inédito por concorrente, com até cinco páginas.
Para Crônica, será aceito um único trabalho inédito por concorrente, com até três páginas.
Entende-se por inédito o trabalho que não tenha sido publicado em meio impresso ou virtual até a data do encerramento das inscrições.
SOBRE A INSCRIÇÃO:
Poderão se inscrever pessoas residentes em qualquer país do mundo, desde que se expressem em língua portuguesa e que possuam endereço no Brasil para receberem o prêmio, incluindo conta bancária neste território. Membros da Diretoria e do Conselho Fiscal e suplentes da associação não poderão participar.
Cada participante poderá se inscrever em uma ou em até todas as modalidades, porém, poderá ser premiado em primeiro lugar em apenas uma.
Todos os trabalhos devem ser encaminhados para o e-mail nikkeibungaku@gmail.com, com o campo do assunto preenchido com a modalidade (haicai, poesia, conto ou crônica). Cada e-mail deve conter em anexo um único arquivo (em word) com o texto, o título, o pseudônimo e a modalidade. No corpo do e-mail deverá constar os dados: nome completo, pseudônimo, título do trabalho, modalidade, endereço completo, telefone, e-mail e biografia com até cinco linhas. No caso da modalidade haicai os cinco trabalhos deverão ser enviados em arquivo único, sem necessidade de título. No caso da modalidade poesia, se o candidato enviar mais de um poema, deverá fazer o envio em dois arquivos, no mesmo e-mail.
É importante que cada modalidade seja enviada em e-mails separados. Para garantir o anonimato, é importante que não haja qualquer forma de identificação do(a) candidato(a) no texto, sendo que o pseudônimo escolhido pelo concorrente não poderá estar relacionado com o seu nome verdadeiro ou literário.
O prazo para envio dos trabalhos será até às 23h59 do dia 10 de janeiro de 2024 (horário de Brasília).
SOBRE A PREMIAÇÃO:
Serão selecionados três trabalhos de cada categoria para receberem diplomas de premiação.
O(a) autor(a) do trabalho eleito em primeiro lugar de cada categoria receberá um prêmio no valor de R$ 1000,00. O primeiro lugar receberá uma anuidade gratuita, com o envio de três revistas e participação em nossa antologia anual. Após este primeiro ano, o premiado poderá optar por continuar ou não em nossa associação. Os segundos lugares receberão R$ 500,00 cada.
Também serão selecionados mais doze trabalhos em cada categoria, que receberão menção honrosa, sendo publicados ao longo do ano em edições de nossa revista impressa Brasil Nikkei Bungaku.
Cada autor(a) premiado(a) ou selecionado(a) receberá um exemplar de cortesia da revista, enviado apenas para endereços no Brasil.
SOBRE AS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÂO:
Os(as) autores(as) premiados(as) e selecionados(as) concordam em autorizar, desde já, de forma gratuita e NÃO exclusiva, a Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil a utilizar os trabalhos correspondentes em suas publicações, com os devidos créditos, bem como se responsabilizam totalmente pela veracidade das informações fornecidas, bem como sobre questões autorais e de qualquer ordem legal, respondendo judicialmente pelos seus atos.
Casos omissos serão decididos pela diretoria.
A simples participação neste concurso implica na aceitação plena e irrestrita de todos os termos deste regulamento.
SOBRE O RESULTADO:
O resultado será divulgado até o dia 01 de Março de 2024, em nosso site: www.nikkeibungaku.com.br e em nossas redes sociais: @nikkeibungaku.
DÚVIDAS: nikkeisecretaria@gmail.com
Por favor, antes verifique se sua dúvida não consta na lista de dúvidas frequentes abaixo.
São Paulo, 01 de novembro de 2023.
Célia Sakurai — Presidente
REGULAMENTO:
SOBRE O TEMA:
Os trabalhos para a modalidade haicai são de tema livre. Os demais (poesia, conto e crônica) deverão seguir o tema “Sol Nascente”.
SOBRE AS MODALIDADES:
Para Haicai, deve ser enviado um conjunto de exatos cinco haicais, inéditos e de forma tradicional, por concorrente.
Para Poesia, serão aceitos até dois poemas inéditos por concorrente, com até trinta linhas ou versos cada.
Para Conto, será aceito um único trabalho inédito por concorrente, com até cinco páginas.
Para Crônica, será aceito um único trabalho inédito por concorrente, com até três páginas.
Entende-se por inédito o trabalho que não tenha sido publicado em meio impresso ou virtual até a data do encerramento das inscrições.
SOBRE A INSCRIÇÃO:
Poderão se inscrever pessoas residentes em qualquer país do mundo, desde que se expressem em língua portuguesa e que possuam endereço no Brasil para receberem o prêmio, incluindo conta bancária neste território. Membros da Diretoria e do Conselho Fiscal e suplentes da associação não poderão participar.
Cada participante poderá se inscrever em uma ou em até todas as modalidades, porém, poderá ser premiado em primeiro lugar em apenas uma.
Todos os trabalhos devem ser encaminhados para o e-mail nikkeibungaku@gmail.com, com o campo do assunto preenchido com a modalidade (haicai, poesia, conto ou crônica). Cada e-mail deve conter em anexo um único arquivo (em word) com o texto, o título, o pseudônimo e a modalidade. No corpo do e-mail deverá constar os dados: nome completo, pseudônimo, título do trabalho, modalidade, endereço completo, telefone, e-mail e biografia com até cinco linhas. No caso da modalidade haicai os cinco trabalhos deverão ser enviados em arquivo único, sem necessidade de título. No caso da modalidade poesia, se o candidato enviar mais de um poema, deverá fazer o envio em dois arquivos, no mesmo e-mail.
É importante que cada modalidade seja enviada em e-mails separados. Para garantir o anonimato, é importante que não haja qualquer forma de identificação do(a) candidato(a) no texto, sendo que o pseudônimo escolhido pelo concorrente não poderá estar relacionado com o seu nome verdadeiro ou literário.
O prazo para envio dos trabalhos será até às 23h59 do dia 10 de janeiro de 2024 (horário de Brasília).
SOBRE A PREMIAÇÃO:
Serão selecionados três trabalhos de cada categoria para receberem diplomas de premiação.
O(a) autor(a) do trabalho eleito em primeiro lugar de cada categoria receberá um prêmio no valor de R$ 1000,00. O primeiro lugar receberá uma anuidade gratuita, com o envio de três revistas e participação em nossa antologia anual. Após este primeiro ano, o premiado poderá optar por continuar ou não em nossa associação. Os segundos lugares receberão R$ 500,00 cada.
Também serão selecionados mais doze trabalhos em cada categoria, que receberão menção honrosa, sendo publicados ao longo do ano em edições de nossa revista impressa Brasil Nikkei Bungaku.
Cada autor(a) premiado(a) ou selecionado(a) receberá um exemplar de cortesia da revista, enviado apenas para endereços no Brasil.
SOBRE AS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÂO:
Os(as) autores(as) premiados(as) e selecionados(as) concordam em autorizar, desde já, de forma gratuita e NÃO exclusiva, a Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil a utilizar os trabalhos correspondentes em suas publicações, com os devidos créditos, bem como se responsabilizam totalmente pela veracidade das informações fornecidas, bem como sobre questões autorais e de qualquer ordem legal, respondendo judicialmente pelos seus atos.
Casos omissos serão decididos pela diretoria.
A simples participação neste concurso implica na aceitação plena e irrestrita de todos os termos deste regulamento.
SOBRE O RESULTADO:
O resultado será divulgado até o dia 01 de Março de 2024, em nosso site: www.nikkeibungaku.com.br e em nossas redes sociais: @nikkeibungaku.
DÚVIDAS: nikkeisecretaria@gmail.com
Por favor, antes verifique se sua dúvida não consta na lista de dúvidas frequentes abaixo.
São Paulo, 01 de novembro de 2023.
Célia Sakurai — Presidente
DÚVIDAS FREQUENTES:
Qual formatação utilizar?
Formatação Livre. Se desejar uma referência, pode utilizar a fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5, com margens de 2,5 cm. Mas não é obrigatório, sobretudo no gênero de poesia. É importante respeitar o número de páginas para cada categoria.
Posso usar o mesmo pseudônimo em todas as categorias?
Sim, desde que não seja o nome de registro, nem nome conhecido publicamente.
Moro no exterior e não sou brasileiro, posso participar?
Sim, mas em caso de pagamento monetário, o vencedor ou a vencedora terá que fornecer uma conta em seu nome em banco brasileiro, recebendo em reais. A revista e o certificado também serão enviados apenas para endereços com CEP no Brasil, mesmo que seja em nome de terceiros.
Menores de 18 anos podem participar?
Sim, com inscrição feita pelos pais ou responsáveis, com autorização contendo dados de ambos (inscritos e responsáveis), sobretudo para recebimento do prêmio, em conta bancária e endereço no Brasil.
Qual formatação utilizar?
Formatação Livre. Se desejar uma referência, pode utilizar a fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5, com margens de 2,5 cm. Mas não é obrigatório, sobretudo no gênero de poesia. É importante respeitar o número de páginas para cada categoria.
Posso usar o mesmo pseudônimo em todas as categorias?
Sim, desde que não seja o nome de registro, nem nome conhecido publicamente.
Moro no exterior e não sou brasileiro, posso participar?
Sim, mas em caso de pagamento monetário, o vencedor ou a vencedora terá que fornecer uma conta em seu nome em banco brasileiro, recebendo em reais. A revista e o certificado também serão enviados apenas para endereços com CEP no Brasil, mesmo que seja em nome de terceiros.
Menores de 18 anos podem participar?
Sim, com inscrição feita pelos pais ou responsáveis, com autorização contendo dados de ambos (inscritos e responsáveis), sobretudo para recebimento do prêmio, em conta bancária e endereço no Brasil.
RESULTADO DA EDIÇÃO ANTERIOR
37.º CONCURSO LITERÁRIO YOSHIO TAKEMOTO
(HAICAI)
Seleção de Edson Iura
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 72 DE MARÇO DE 2023
1.º lugar
Josnéia Aparecida Marcondes (Jô Marcondes) – Irati, PR
2.º lugar
Antônio Seixas – Magé, RJ
3.º lugar
Daniel Morine – Santos, SP
Menções Honrosas:
Carlos Alberto Bittar Filho – São Paulo, SP
Francisco Carlos Rocha Fernandes – Brasília, DF
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 73 DE JULHO DE 2023
Menções Honrosas:
Fernando Hiroki Kozu – Londrina, PR
Ilza Marina Rehfeld Santos (Marina Rehfeld) – Belo Horizonte, MG
Reneu do Amaral Berni – Goiânia, GO
Carlos Viegas – Brasília, DF
Gisela Maria Bester – Curitiba, PR
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 74 DE NOVEMBRO DE 2023
Menções Honrosas:
Regina Lúcia Alonso Peres (Regina Alonso) – Santos, SP
Lucrecia Welter Ribeiro – Toledo, PR
Valéria Rodrigues Florenzano – Santos, SP
Taís Assunção Curi Pereira (Taís Curi) – Santos, SP
Mônica Monnerat – Santos, SP
*****
(POESIA)
Seleção de Gílson Yoshioka e Tatiana Alves
PUBLICAÇÃO NESTA EDIÇÃO DE N.º 72
1.º lugar – Tsuru
Celso José Cirilo – Uberlândia, MG
2.º lugar – Amarela
Liana Nakamura – São Paulo, SP
3.º lugar – Kazuo Ohno
Rodrigo Madeira – Curitiba, PR
Menções Honrosas (sem ordem de classificação)
Hana e Akira | Lila Maia - Rio de Janeiro, RJ
Confidência de amor ao Japão | Airton Souza – Marabá, PA
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 73 DE JULHO DE 2023
Menções Honrosas (sem ordem de classificação)
A paz, os pais, o país | Victor Alves Pereira – Pompeia/SP
Hasu no hana | Alfredo Guimarães Garcia – Ananindeua, PA
Japão | Yumi Yab - Campinas, SP
Nas profundezas de um monge | Rafael Neves de Souza – Itacoatiara, AM
O samurai de Mesameyama | Maria Helena Furquim Lanza Alves – Maringá, PR
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 74 DE NOVEMBRO DE 2023
Menções Honrosas (sem ordem de classificação)
Instantes de Nostalgia | Clarissa Silva Aguiar – Juiz de Fora, MG
Terra do Sol Nascente | Soeli Tiegs - Curitiba, PR
Hanami, o ciclo da vida | Jania Marta dos Santos Nazareth – Embu-Guaçu, SP
Miyamoto Musashi | Jeferson Verissimo de Lima da Cunha – Mesquita, RJ
Meu Japão | Thais Evangelista Fernandes Brito – Fortaleza, CE
*****
(CONTO)
Seleção de Henriette Effenberger e Thoshio Katsurayama
PUBLICAÇÃO NESTA EDIÇÃO DE N.º 72
1.º lugar - Orientes
Gabriel Eduardo Bortulini – Porto Alegre, RS
2.º lugar - O Caminho do Guerreiro
Alex Alexandre da Rosa – Jundiaí, SP
3.º lugar - Jiro
José Alberto Lopes – São Bernardo do Campo, SP
Menções Honrosas (sem ordem de classificação)
A Serpente Branca | Luiz Eduardo de Carvalho – São Paulo, SP
Vinte e Sete Anos num Instante |Gisele Giandoni Wolkoff – Volta Redonda, RJ
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 73 DE JULHO DE 2023
Menções Honrosas (sem ordem de classificação)
De trás para frente | Vinicius Garcia Pires – São Paulo, SP
A Personagem Multiforme | Cláudio Trasferetti – São Paulo, SP
Bolsa de Estudo | Fernando Manuel Bunga – São Paulo, SP
Um samurai da cor da noite | Wudson Guilherme de Oliveira – Rio de Janeiro, RJ
A gueixa | Mariane Tavares – São Paulo, SP
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 74 DE NOVEMBRO DE 2023
Menções Honrosas (sem ordem de classificação)
Os hiatos de Akutagawa | Gilberto Vitor – Salvador, BA
Um céu de morte sobre Hiroshima | Glauber Vieira Ferreira – Brasília, DF
O Fim da Guerra entre Deus e o Diabo | Ronaldo Santos Lages – São Paulo, SP
Por si mesma | Tiago Miguel Chiapinotto – Três de Maio, RS
A Surpreendente Caixa de Sushi | Bruno B. Ribeiro Pereira – Valparaíso de Goiás, GO
*****
(CRÔNICA)
Seleção de Célia Sakurai e Edweine Loureiro
PUBLICAÇÃO NESTA EDIÇÃO DE N.º 72
1.º lugar – Crônica de um pseudo otaku irremediável
Schleiden Nunes Pimenta – Bernardino de Campos, SP
2.º lugar – O primeiro etegami
Taís Assunção Curi Pereira – Santos, SP
3.º lugar – Só eu mesmo?
Paulo Roberto de Oliveira Caruso – Niterói, RJ
Menções Honrosas (sem ordem de classificação)
Caldo de peixe | Rodrigo Ortiz Vinholo – São Paulo, SP
O Templo | Bruno Ítalo Sousa Pinto – Teresina, PI
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 73 DE JULHO DE 2023
Menções Honrosas (sem ordem de classificação)
O Japão do meu Quintal | Eliane Linhares Ribeiro Bossa – Porto Alegre, RS
O Badalar de Cento e Oito Batimentos Cardíacos | Asiya Shalova – Botucatu, SP
Amarelo | Marina Barrichello Marone – São Paulo, SP
Diversão e Arte de Outro Mundo | Luiz Claudio M. de Santana – Rio de Janeiro, RJ
Um olhar para o Oriente | Mônica Monnerat – Santos, SP
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 74 DE NOVEMBRO DE 2023
Menções Honrosas (sem ordem de classificação)
A Ponte Encantada... | Vanice Zimerman – Curitiba, PR
Inesquecível | Maria das Dores Martins da Silva (Madô Martins) – Santos, SP
Nascente e Poente | Guilherme Silva Fracarolli – São Paulo, SP
Crônicas do Futebol Nação | Thiago José Queiroz Gonçalves – Recife, PE
Kuesuto Monogatari | Alfredo Jorge Hesse Garcia Neto – São Paulo, SP
Seleção de Edson Iura
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 72 DE MARÇO DE 2023
1.º lugar
Josnéia Aparecida Marcondes (Jô Marcondes) – Irati, PR
2.º lugar
Antônio Seixas – Magé, RJ
3.º lugar
Daniel Morine – Santos, SP
Menções Honrosas:
Carlos Alberto Bittar Filho – São Paulo, SP
Francisco Carlos Rocha Fernandes – Brasília, DF
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 73 DE JULHO DE 2023
Menções Honrosas:
Fernando Hiroki Kozu – Londrina, PR
Ilza Marina Rehfeld Santos (Marina Rehfeld) – Belo Horizonte, MG
Reneu do Amaral Berni – Goiânia, GO
Carlos Viegas – Brasília, DF
Gisela Maria Bester – Curitiba, PR
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 74 DE NOVEMBRO DE 2023
Menções Honrosas:
Regina Lúcia Alonso Peres (Regina Alonso) – Santos, SP
Lucrecia Welter Ribeiro – Toledo, PR
Valéria Rodrigues Florenzano – Santos, SP
Taís Assunção Curi Pereira (Taís Curi) – Santos, SP
Mônica Monnerat – Santos, SP
*****
(POESIA)
Seleção de Gílson Yoshioka e Tatiana Alves
PUBLICAÇÃO NESTA EDIÇÃO DE N.º 72
1.º lugar – Tsuru
Celso José Cirilo – Uberlândia, MG
2.º lugar – Amarela
Liana Nakamura – São Paulo, SP
3.º lugar – Kazuo Ohno
Rodrigo Madeira – Curitiba, PR
Menções Honrosas (sem ordem de classificação)
Hana e Akira | Lila Maia - Rio de Janeiro, RJ
Confidência de amor ao Japão | Airton Souza – Marabá, PA
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 73 DE JULHO DE 2023
Menções Honrosas (sem ordem de classificação)
A paz, os pais, o país | Victor Alves Pereira – Pompeia/SP
Hasu no hana | Alfredo Guimarães Garcia – Ananindeua, PA
Japão | Yumi Yab - Campinas, SP
Nas profundezas de um monge | Rafael Neves de Souza – Itacoatiara, AM
O samurai de Mesameyama | Maria Helena Furquim Lanza Alves – Maringá, PR
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 74 DE NOVEMBRO DE 2023
Menções Honrosas (sem ordem de classificação)
Instantes de Nostalgia | Clarissa Silva Aguiar – Juiz de Fora, MG
Terra do Sol Nascente | Soeli Tiegs - Curitiba, PR
Hanami, o ciclo da vida | Jania Marta dos Santos Nazareth – Embu-Guaçu, SP
Miyamoto Musashi | Jeferson Verissimo de Lima da Cunha – Mesquita, RJ
Meu Japão | Thais Evangelista Fernandes Brito – Fortaleza, CE
*****
(CONTO)
Seleção de Henriette Effenberger e Thoshio Katsurayama
PUBLICAÇÃO NESTA EDIÇÃO DE N.º 72
1.º lugar - Orientes
Gabriel Eduardo Bortulini – Porto Alegre, RS
2.º lugar - O Caminho do Guerreiro
Alex Alexandre da Rosa – Jundiaí, SP
3.º lugar - Jiro
José Alberto Lopes – São Bernardo do Campo, SP
Menções Honrosas (sem ordem de classificação)
A Serpente Branca | Luiz Eduardo de Carvalho – São Paulo, SP
Vinte e Sete Anos num Instante |Gisele Giandoni Wolkoff – Volta Redonda, RJ
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 73 DE JULHO DE 2023
Menções Honrosas (sem ordem de classificação)
De trás para frente | Vinicius Garcia Pires – São Paulo, SP
A Personagem Multiforme | Cláudio Trasferetti – São Paulo, SP
Bolsa de Estudo | Fernando Manuel Bunga – São Paulo, SP
Um samurai da cor da noite | Wudson Guilherme de Oliveira – Rio de Janeiro, RJ
A gueixa | Mariane Tavares – São Paulo, SP
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 74 DE NOVEMBRO DE 2023
Menções Honrosas (sem ordem de classificação)
Os hiatos de Akutagawa | Gilberto Vitor – Salvador, BA
Um céu de morte sobre Hiroshima | Glauber Vieira Ferreira – Brasília, DF
O Fim da Guerra entre Deus e o Diabo | Ronaldo Santos Lages – São Paulo, SP
Por si mesma | Tiago Miguel Chiapinotto – Três de Maio, RS
A Surpreendente Caixa de Sushi | Bruno B. Ribeiro Pereira – Valparaíso de Goiás, GO
*****
(CRÔNICA)
Seleção de Célia Sakurai e Edweine Loureiro
PUBLICAÇÃO NESTA EDIÇÃO DE N.º 72
1.º lugar – Crônica de um pseudo otaku irremediável
Schleiden Nunes Pimenta – Bernardino de Campos, SP
2.º lugar – O primeiro etegami
Taís Assunção Curi Pereira – Santos, SP
3.º lugar – Só eu mesmo?
Paulo Roberto de Oliveira Caruso – Niterói, RJ
Menções Honrosas (sem ordem de classificação)
Caldo de peixe | Rodrigo Ortiz Vinholo – São Paulo, SP
O Templo | Bruno Ítalo Sousa Pinto – Teresina, PI
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 73 DE JULHO DE 2023
Menções Honrosas (sem ordem de classificação)
O Japão do meu Quintal | Eliane Linhares Ribeiro Bossa – Porto Alegre, RS
O Badalar de Cento e Oito Batimentos Cardíacos | Asiya Shalova – Botucatu, SP
Amarelo | Marina Barrichello Marone – São Paulo, SP
Diversão e Arte de Outro Mundo | Luiz Claudio M. de Santana – Rio de Janeiro, RJ
Um olhar para o Oriente | Mônica Monnerat – Santos, SP
PUBLICAÇÃO NA REVISTA N.º 74 DE NOVEMBRO DE 2023
Menções Honrosas (sem ordem de classificação)
A Ponte Encantada... | Vanice Zimerman – Curitiba, PR
Inesquecível | Maria das Dores Martins da Silva (Madô Martins) – Santos, SP
Nascente e Poente | Guilherme Silva Fracarolli – São Paulo, SP
Crônicas do Futebol Nação | Thiago José Queiroz Gonçalves – Recife, PE
Kuesuto Monogatari | Alfredo Jorge Hesse Garcia Neto – São Paulo, SP